Válvula Solenoide 12V
Válvula solenoide 12V, válvula solenoide 220V, válvula solenoide 24V, solenoide 220V, solenoide 24V, entre tantas descrições utilizadas, porém o que são válvulas solenoide? Qual a diferença entre válvula solenoide 12V e válvula solenoide 24V? Ou ainda, qual a diferença entre válvula solenoide 220V e solenoide 220V? Para responder estas e outras perguntas dos leitores, fizemos este post explicativo sobre válvulas solenoide.
Diversos fabricantes fornecem válvulas solenoide, dentre os maiores podemos observar a Danfoss, Asco, Parker, Jefferson e outros nacionais como por exemplo a Thermoval. Mas como diferenciar as solenoides de cada fabricante? Como manter os padrões para reposições e manutenções com todos tipos e códigos? Vamos dar dicas simples para padronizar suas compras e planejamento de manutenção.
1 - Qual a diferença entre as nomenclaturas de válvulas solenoide?
2 - Quais padrões devo observar nas válvulas solenoide para manutenção e troca?
3 - Bônus: Video aula de como trocar reparo de válvula solenoide Danfoss
1 - Qual a diferença entre as nomenclaturas de válvulas solenoide?
Muitos fabricantes de válvula solenoide usam a diversos tipos de nomes para defini-las, além dos modelos são chamadas de válvula solenoide 12V, válvula solenoide 220V, válvula solenoide 24V, solenoide 12V, solenoide 220V, solenoide 24V, válvula pneumática solenoide, válvula solenoide para água, válvula solenoide para vapor e diversas outras maneiras.
Dessa forma, como o setor responsável pela manutenção ou compras pode identificar essas válvulas? Daremos a resposta dessa pergunta no sub item “Quais padrões devo observar nas válvulas solenoide para manutenção e troca?”
2 - Quais padrões devo observar nas válvulas solenoide para manutenção e troca?
Independente da nomenclatura usada ou da aplicação, a válvula solenoide para água é composta pelos mesmos componentes da válvula solenoide para vapor, ou da válvula solenoide para gás ou mesmo da válvula solenoide para óleo, a diferença está na estrutura e vedação basicamente e em alguns casos na bobina solenoide, que pode ter graus variados de proteção.
Características que devem ser observadas:
- Bitola
- Tensão de Alimentação
- Fluido/Pressão
A bitola é a medida do tubo, conexão ou equipamento em que a válvula está conectada, por exemplo: válvula solenoide ½”, válvula solenoide ¾”, válvula solenoide 1”...
Tensão de Alimentação é definida pela tensão elétrica que alimenta a bobina da válvula, solenoide, ou também conhecida como atuador elétrico para que a mesma acione ou interrompa a passagem de fluxo, tanto para válvula solenoide água quanto para a válvula solenoide vapor. A tensão de alimentação pode ser diferenciada independente da bitola da válvula, por exemplo: válvula solenoide 1/2” 12V, válvula solenoide ½” 24V, válvula solenoide ½” 220V.
Fluido e pressão são necessários para definir o tipo de vedação que a válvula vai ter, uma válvula solenoide para água pode ser tanto uma válvula solenoide para agua quente quanto uma válvula solenoide para água fria e diferentes faixas de temperatura e pressão terão diferentes tipos de vedações. As válvulas solenoide para vapor por exemplo tem vedação em PTFE, o conhecido teflon. As válvulas solenoide PTFE trabalham com temperatura de até 180 graus. Desta forma está informação deve estar presente, por exemplo: válvula solenoide ½” 220V Vapor 6 bar, válvula solenoide ¾ 24V água gelada -5 graus, válvula solenoide 1” 220V agua quente 80 graus...
Concluímos que o ideal no cadastro dos produtos é o usuário sempre manter registradas informações importantes e pertinentes a válvula solenoide, independentemente de ser uma válvula solenoide 220V, válvula solenoide para água, válvula solenoide vapor, válvula solenoide 24V ou qualquer outro tipo de válvula solenoide.
A Vaportec está comprometida em adequar-se as suas necessidades.
Entre em contato pelo canal de sua preferência e solicite um orçamento personalizado para você.