Um local na rede que serve como um “currículo online”, mas que, também, permite diversas interações, tanto com seus amigos quanto com contatos de amigos e profissionais da área. Então, esse local existe e abriga mais de 500 milhões de inscritos. O LinkedIn é, atualmente, a maior plataforma destinadas a negócios do mundo e é essencial para quem está presente no mercado de trabalho ou pretende entrar em breve. Lançada em 2003, a rede social foi inaugurada com funções básicas e tinha como principal objetivo aumentar o networking dos inscritos.
De lá para cá muita coisa mudou. Novas funcionalidades foram sendo acrescentadas à rede, um novo design – que prioriza conversas e conteúdo – foi criado, company pages foram desenvolvidas. Tudo isso visando facilitar a vida de profissionais, estudantes, recrutadores e empresas.
Suas principais funções incluem conectar amigos e profissionais do mundo todo, realizar marketing pessoal digital e facilitar a busca empresas. Além disso, é muito útil para agilizar a vida social virtual de profissionais.
Assim como qualquer outra rede social, estar presente e se fazer ser notado é essencial para sua popularidade. Inclusive, essa “popularidade” pode lhe garantir diversas oportunidades no mundo dos negócios. Por isso, alguns pontos podem fazer a diferença para destacar seu perfil:
- seguir empresas onde gostaria de trabalhar, potenciais parceiros e até concorrentes;
- criar grupos da sua área de especialidade e/ou negócio;
- dar parabéns aos membros da rede quando incluem novas funções;
- personalizar as mensagens na hora de fazer o convite;
- compartilhar conteúdo e conhecimento com sua rede. Mostre expertises e marque presença;
- trocar a foto do perfil constantemente e usar aplicativo Snappr para avaliar;
- recomendar e pedir recomendações;
- criar uma URL personalizada com o nome e acrescentar na assinatura de e-mail;
- seguir perfis como Marc Tawill, Murillo Leal, Douglas Gomides.
O que são Company pages no LinkedIn?
Da mesma forma que no Facebook existem as fanpages, no LinkedIn há as company pages para empresas. Elas permitem que as empresas possam construir uma audiência, que auxilia com a relevância da mesma na rede. Por isso, manter ela atualizada é essencial. Publicar conteúdos autorais, como posts de blogs, novos e-books e materiais desenvolvidos pelo seu negócio fazem a diferença.
Veja algumas dicas de como alavancar sua company page:
- publicar ao menos uma vez por semana;
- utilizar a plataforma própria Pulse para publicar textos diretamente no LinkedIn;
- participar e criar grupos da sua área, não deixando de publicar conteúdos de qualidade;
- anunciar;
- extrair dados.
Alguns conteúdos, atualmente, possuem bastante relevância e merecem ser lembrados no perfil da sua empresa como desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, conscientização, humanização, datas comemorativas, valorização do cliente, histórias de sucesso, valorização do profissional, diversidade, projetos de capacitação. Além disso, importante ressaltar que todos os textos precisam ter foco na emoção e na experiência do cliente.