O engenheiro de controle e automação é o profissional que planeja, desenvolve e opera equipamentos e sistemas automatizados com o objetivo de transformar processos produtivos que antes eram realizados manualmente. Seu trabalho é utilizado nos mais diversos tipos de indústria. De forma simplificada, esse profissional é o responsável pela automação industrial utilizada nas empresas.
Muito requerido em empresas de diversos setores, o profissional precisa ter conhecimento em diversas áreas, além de entender o produto resultante do desenvolvimento das máquinas. O engenheiro de controle e automação tem perícia em Robótica Industrial, Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos, Automação da Manufatura, Mecatrônica e Modelagem de Sistemas Automatizados, entre outros.
Para exercer a profissão o engenheiro deve possuir o diploma de bacharel Engenharia de Controle e Automação ou Mecatrônica em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e obter o registro junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) do seu estado.
Existem diversas atividades que um engenheiro de controle e automação pode desempenhar. Algumas delas são:
- Desenvolvimento de ferramentas computacionais.
- Projeto e execução de instrumentação, sensores e algoritmos.
- Certificação de Projetos.
- Desenvolvimento de sistemas computacionais.
- Modelagem, simulação e controle de processos de produção.
- Integração de processos.
- Estudo de viabilidade técnica e econômica.
- Previsão e Controle.
- Padronização, mensuração e controle de qualidade.
- Elaboração de orçamentos.
- Instalação, montagem e reparo de equipamentos.
Devido às atividades mencionadas é necessário que o profissional tenha algum tipo de afinidade com matemática e computadores, já que essas duas áreas são extremamente requeridas. Possuir conhecimento em inglês também faz a diferença. Além disso, outra característica importante é estar por dentro das inovações tecnológicas no setor e atualizado sobre as tendências do mercado.
Mercado de trabalho do engenheiro de controle e automação
A indústria é muito dependente de processos automatizados. Ela é necessária desde à área automobilística até a alimentícia. Por isso, o profissional de controle e automação encontra um grande mercado. Os grandes centros urbanos e polos industriais concentram o maior número de vagas para engenheiros de controle e automação.
Hoje quem trabalha como engenheiro de controle e automação ganha em média um salário de R$ 8.268,00. Seu maior campo de atuação é, obviamente, a industrial, mas também é muito procurado em empresas de engenharia.