Antes de entender como é feito um trocador de calor é importante termos a compreensão de sua função. O trocador de calor é um dispositivo de troca térmica, utilizado para aquecer ou refrigerar um fluido com outro. Se tivermos uma necessidade de aquecimento de água para esterilização ou limpeza, por exemplo, podemos utilizá-lo para realizar a troca térmica entre vapor e água. Importante lembrar que sempre o fluido quente cede calor para o fluido frio, tanto na refrigeração quanto no aquecimento. Outro exemplo, que ilustra bem essa função, é o resfriamento de óleo de uma máquina com o uso de água. Nesse caso, o óleo irá ceder calor para água, e, por consequência, será resfriado.
Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.
Componentes de trocador de calor
A composição de um trocador de calor de placas desmontáveis, também conhecido como trocador de calor gaxetado, contempla sete componentes:
- 1 – Coluna
- 2 – Placa de pressão
- 3 – Conjunto de placas
- 4 – Barra Inferior
- 5 – Tirantes de aperto
- 6 – Placa de estrutura
- 7 – Barramento superior
Segue abaixo ilustração onde os mesmos são indicados por meio do uso de vista explodida.
Estrutura de trocador de calor
Agora que entendemos os componentes do equipamento, resta a pergunta: como é feito um trocador de calor? Ele consiste em uma placa de estrutura, uma placa de pressão, um barramento superior, um barramento inferior e uma coluna. Os tirantes de aperto são usados para pressionar e manter unido o conjunto de placas. O tamanho e número de placas dependem do dimensionamento do equipamento.
Placas para trocador de calor:
Consiste em placas com corrugações ao longo da área de troca. O número de placas é, assim como seu tamanho e dimensão, dependente da eficiência térmica requerida. Dependendo da aplicação podem ser usadas placas de aço inoxidável, titânio ou outras ligas especiais.
Gaxetas para trocador de calor:
Os canais existentes nas placas alojam as gaxetas. O objetivo dessas gaxetas é impedir a mistura dos meios líquidos quente e frio e, também, o vazamento para a parte externa. As gaxetas são selecionadas para se adequarem a real combinação de temperatura, resistência química e outras possíveis condições. Elas podem ser fornecidas em Nitrílica, EPDM ou Viton.
Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.
Placas direita e esquerda:
Em uma placa direita o fluxo vai da conexão 2 para a conexão 3 ou vice-versa. Já na placa esquerda, o fluxo vai da conexão 1 para a conexão 4 ouo contário.
Tipos de placas e gaxetas para trocadores de calor
1 – Placa inicial com gaxeta
Primeira placa do trocador de calor com vedação em toda superfície de modo a vedar a placa de estrutura.
2 – Placa de fluxo esquerda com gaxeta
Placa utilizada para direcionar o fluxo de fluido do lado esquerdo.
3 – Placa de fluxo direita com gaxeta
Placa utilizada para direcionar o fluxo de fluido do lado direito.
4 – Placa final com gaxeta
Placa “cega” utilizada para fechar sessão de placas e sistema de troca.
Dimensionamento de trocador de calor
Após entender como é feito um trocador de calor, é necessário entender como dimensioná-lo. O dimensionamento é o que irá definir o tamanho dos componentes, a construção e o tipo de cada um deles, além dos materiais e formatos. Para correto dimensionamento de trocador de calor é importante contar com empresas especialistas, como a Vaportec. Desde 1995, fornecemos soluções de troca térmicas com trocadores de calor brasados, desmontáveis e tipo tubo em tubo (ou casco em tubo). De acordo com cada processo, dimensionamos a melhor solução e projetamos um skid montado, fornecendo toda parte de controle, painel elétrico, bombeamento e outros. Dessa forma, entregamos o sistema “chave na mão”, sendo apenas necessário a ligação na rede existente e partida do equipamento.
Manutenção e aumento de capacidade em trocadores de calor
O aumento de capacidade de trocadores de calor é muito comum dentro da industria. Com o crescimento da produção se faz necessário o aumento da capacidade térmica para atender ao novos processos e equipamentos. Por isso, estudamos as variáveis do processo e trabalhamos no equipamento de forma a estruturá-lo novamente para atendimento da demanda atual.
Tem dúvidas quanto à manutenção em trocadores de calor? Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo. Além disso, verificamos as melhores placas e gaxetas para seu trocador de calor.
Quer saber mais sobre conteúdos assim?
Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.
Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre Trocadores de Calor.
Clique aqui para baixar, gratuitamente.
Estamos à disposição.
Um abraço,