Um processo de refrigeração industrial pode envolver mais de um fluido e, inclusive, mais de um tipo de gás. Os gases não condensáveis (GNCs), como o nome indica, não são capazes de condensar dentro de um condensador, ao contrário dos gases refrigerantes. Assim, isso pode causar um grande impacto nas condições de operação, na eficiência energética e na vida útil de um sistema. Isso porque eles reduzem a taxa de transferência de calor dos tubos do condensador, necessitando que a temperatura do sistema aumente para compensar e causando o sub-resfriamento. Portanto, um purgador de ar para amônia, por exemplo, é imprescindível em sistemas do gênero.
O ar é o gás não condensável mais abundante que afeta os sistemas de refrigeração industrial. Isso porque ele pode entrar nos sistemas durante a operação ou durante a manutenção do sistema. Por isso, é necessário haver uma forma de purgar esse fluido, da mesma forma como é preciso purgar vapor ou outros fluidos em diversos sistemas. A purga automática autônoma é o método de purga mais seguro, confiável e econômico do mercado atualmente.
Tipos de purga de ar
Métodos como a purga manual ou purgadores integrados em sistemas de refrigeração podem acarretar em muito problemas, como a eliminação incompleta do ar, escapes de amônia, mais riscos de vazamentos, alto tempo de inatividade, etc. Além disso, requerem muitos cuidados, tempo considerável de tarefa e instalação complicada.
Por sua vez, em um sistema autônomo, onde há presença de purga de ar inteligente ou automática, o resultado é uma instalação fácil, comissionamento rápido, menos risco de vazamentos internos e externos e um tempo de recolhimento muito mais rápido para manutenção. Isso porque a separação do refrigerante dos GNCs é feita por uma unidade de condensação de operação independente, tendo apenas um ponto de integração com o sistema primário
Em um sistema automático, todo o trabalho manual necessário para controlar as sequências de purga eficaz é feito pelo controlador integrado que recebe feedback constante do sistema e, assim, calcula como purgar o sistema de GNCs da maneira mais eficaz.
Danfoss IPS 8 Purgador de Ar Inteligente
O Danfoss Intelligent Purging System (IPS) é uma unidade de operação automática e independente que ajuda a remover gases não condensáveis de maneira segura e com eficiência energética. Assim, ajuda a manter uma capacidade ideal de refrigeração e eficiência do sistema, permitindo que os profissionais atinjam o desempenho máximo do sistema.
Características purgador de ar IPS8
Maximiza o desempenho do sistema
- – Monitora e ajusta continuamente as diferenças de pressão entre o refrigerante do sistema e o refrigerante do purgador.
- – Redução do custo e consumo de energia da planta.
Fácil instalação e manutenção
- -Projeto econômico com poucas interfaces de conexão mecânica e elétrica.
- – O sistema de resfriamento interno totalmente soldado, dessa maneira, minimizando o risco de vazamento.
- – A unidade autônoma plug and play facilita a instalação e o comissionamento.
- – Não há necessidade de configurações avançadas, pois é compacto e fácil de manusear.
Segurança operacional
- – A precisa purga eletrônica ajuda a reduzir o risco de liberação desnecessária de refrigerante para o meio ambiente.
- – Unidade de operação independente da planta principal.
- – Registro de operação para fácil monitoramento de dados de ciclos de purga anteriores.
- – Auto-diagnóstico para segurança operacional da unidade e do sistema.
Além disso, todos os parâmetros relevantes para monitorar seu sistema de purga através do Sistema de Supervisão de Planta são acessíveis via Modbus RTU incluindo status, alarmes e dados históricos.
Princípio de trabalho
O funcionamento do IPS 8 é muito simples. Ele necessita apenas de duas conexões: com o flange de amônia e com o tubo de purga.
Durante o processo, a amônia e os gases não condensáveis entram no evaporador do purgador de ar IPS através do flange de amônia. Dessa maneira, a amônia é resfriada abaixo de sua temperatura de condensação pelo circuito de R452A. Quando ela começa a se condensar, graças à gravidade, retorna à planta de amônia. Assim, os gases não condensáveis permanecem no evaporador.
Pela condensação da amônia, uma circulação natural é criada, dessa forma, permitindo que mais gás de amônia entre e seja condensado.