O caldeirão industrial é uma espécie de panela de grande porte com uma camisa externa por onde um fluido quente, vapor neste caso, transfere o seu calor para o alimento que está na parte interna desta panela. Assim, com a transferência térmica, ocorre o cozimento do alimento. Por isso, esse equipamento pode ser utilizado tanto na fabricação de doces e geleias quanto no cozimento de alimentos em refeitórios e cozinhas industriais.
Para ver mais conteúdos como esse, acesse nossos Cursos Certificados Vaportec.
Por que é melhor utilizar um caldeirão industrial?
O caldeirão tem uma grande capacidade de produção quando relacionado ao sistema comum de cozimento com panelas, além, é claro, de toda automação que pode ser feita em caldeirões de cozimento a vapor. Tanto os processos de carregamento, cozimento e também de descarregamento podem ser completamente automatizados, de forma a ter um produto de alta qualidade e uma produção de alta capacidade.
Alimentação de vapor em caldeirão industrial
A alimentação de vapor em caldeirão industrial pode ser feita tanto de forma manual quanto de forma automatizada.
A alimentação de vapor feita de forma manual é feita com o uso de equipamentos como:
- – válvula esfera para caldeirão industrial;
- – válvula globo para caldeirão industrial.
A alimentação de vapor em caldeirão industrial feita de forma automatizada, normalmente, é feita com:
- – sensor: tipo PT-100 (ou outro) para leitura da temperatura do alimento;
- – controlador: controla a temperatura (encontrado com facilidade em qualquer loja de automação com baixo custo);
- – válvula solenoide para vapor: sua ação elétrica comanda a entrada de vapor no caldeirão industrial;
- – válvula angular pneumática para vapor: desempenha a mesma função do que a válvula solenoide, entretanto, tem maior resistência mecânica e também maior coeficiente de vazão para grandes caldeirões industriais.
Como funciona a automação?
1 – Primeiramente, o sensor faz a leitura constante da temperatura do produto (doce de leite, geleia, arroz…).
2 – Em seguida, ele comunica a temperatura constantemente para o controlador de temperatura.
3 – O controlador de temperatura envia um sinal elétrico para a válvula abrir ou fechar de acordo com a temperatura desejada e ajustada no próprio controlador.
4 – A válvula solenoide ou a válvula pneumática abrem e fecham, liberando ou trancando a passagem do vapor que irá aquecer o produto, cedendo a sua caloria para o mesmo.
Segurança em caldeirão industrial
A válvula de segurança para caldeirão industrial a vapor é uma válvula pequena, normalmente de ¼” ou de ½” com vedação em PTFE (teflon) específica para vapor e com construção em aço inoxidável. A sua pressão de calibração é baixa, girando em torno de 0,5 bar, tal como a pressão de trabalho dos caldeirões, isso porque a temperatura não pode exceder um certo limite pois queimaria os alimentos cozidos no caldeirão industrial.
O vapor é um gás com variáveis constantes, ou seja, quanto maior a pressão maior a temperatura e quanto menor a pressão menor também é a temperatura.
Válvula redutora de pressão de vapor
Explicamos sobre isso e muito mais em nossos Cursos Vaportec.
Válvula redutora de pressão de vapor para caldeirão industrial pode ser de dois modelos. Assim, se a instalação for diretamente no caldeirão (ponto de consumo) o melhor custo benefício está na válvula redutora de pressão de ação direta. Entretanto, se a instalação da válvula redutora de pressão de vapor for para atender diversos equipamentos (alta vazão) que trabalham com a mesma pressão, o ideal é fazer uma estação redutora de pressão com uma válvula redutora de pressão auto operada.
Você sabe a diferença entre a válvula redutora de pressão de ação direta e auto operada? Então, acesse nosso artigo e confira as diferenças, vantagens e desvantagens de cada modelo.
Purgador para caldeirão industrial
O purgador correto para caldeirão industrial é o purgador mecânico de boia. Muitas vezes, devido à “economia”, os fabricantes de equipamento acabam utilizando purgadores termodinâmicos para economizar na construção e projeto do caldeirão, contudo, quem pagará a conta durante o uso é o cliente. Mas sabe por quê?
O purgador termodinâmico tem drenagem intermitente, ou seja, ele precisa “esfriar” para abrir e liberar o condensado. Desta forma, é formada uma coluna de água dentro do caldeirão, aumentando a pressão interna do equipamento e impedindo a transferência térmica do vapor para o alimento. Dentre os principais prejuízos destacamos:
- – Piora na qualidade do produto final devido a variação constante de temperatura.
- – Maior consumo de vapor.
- – Maior tempo de processo.
- – Piora na segurança do equipamento.
- – Aumento de golpes de aríete e problemas de choque térmico e mecânico.
O purgador de boia para caldeirão industrial funciona de forma perfeita, pois a sua operação ocorre de maneira contínua. Assim, o condensado é liberado sem intermitências. O purgador de boia para caldeirão industrial ainda faz a função de retenção de calor dentro do caldeirão, tendo um cozimento mais rápido e uniforme do alimento. Dentre as vantagens do purgador de boia, destacamos:
- – Menor tempo de processo.
- – Maior qualidade do alimento pelo cozimento constante.
- – Menor consumo de vapor.
- – Maior segurança operacional e menor incidência de golpes de aríete, choques térmicos e mecânicos.
Ficou interessado e quer saber mais sobre boas práticas em sistemas de vapor? Baixe o nosso e-book grátis e exclusivo para saber tudo sobre. Além disso, se tiver qualquer dúvida não deixe de entrar em contato conosco, teremos o maior prazer em entender a sua necessidade e ajudá-lo.
Quer saber mais sobre conteúdos assim?
Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
São profissionais experientes na área que montaram materiais de qualidade.
Clique aqui para se cadastrar nossa plataforma.
Aliás, você também pode continuar seus estudos lendo nosso e-book sobre inspeção de caldeiras e válvulas de segurança.
Clique aqui para baixar, gratuitamente.
Estamos à disposição.
Um abraço