O assunto de hoje é sobre a ICF 25 Danfoss. Instalada na injeção de gás quente. Com o objetivo de degelo do evaporador frigorifico.
Conceito ICF Danfoss
Antes de falar da injeção de gás quente. Vamos entender o conceito das válvulas ICF Danfoss. E quais vantagens que este tipo de válvula possui. Em relação as válvulas tradicionais.
Então, o bloco de válvulas ICF é um bloco multi função. Construído com 4 ou 6 compartimentos. Ou portas nas versões menores. Entre meia e uma polegada e meia. Mas na versão de 2 polegadas possui 4 portas. São duas para bloqueios. Uma para filtro e uma para controle. Na versão de 2 polegadas e meia ou de 3 polegadas. São 3 portas sendo duas para bloqueios. Além de uma para controle.
Então o bloco ICF instalado na linha de injeção de gás quente. Substitui quatro válvulas que seriam instaladas separadamente. São elas, as duas válvulas de bloqueio. Também o filtro e a válvula solenoide.
Instalação do Bloco
A instalação em bloco conta com duas soldas. Ou seja, só dois pontos de vazamento. Assim, comparando com a versão convencional. Que possuiria cerca de 8 soldas. Dessa forma, depende dos componentes selecionados. Assim a segurança operacional é muito maior.
Além do fato de aumento de segurança. É considerado também o menor tempo de instalação. Além da facilidade de manutenção.
Em caso de necessidade de substituir o diafragma da válvula solenoide. Ou da tela do filtro da válvula. Basta fechar os bloqueios. Dessa forma, drena a pequena quantidade de amônia. Assim ficará dentro do bloco e fará o serviço. Sem necessidade de drenar todo trecho. Como no caso das válvulas convencionais.
Sempre que for necessário serviço no sistema de refrigeração industrial. O engenheiro e o setor de segurança responsáveis pelo sistema. Devem participar do processo de planejamento. Assim, evitam acidentes operacionais e de processo.
Módulos ICF 25 Danfoss
Os módulos disponíveis para a válvula ICF 25 Danfoss são os seguintes:
- Módulo de Válvula Reguladora de Expansão ICFR 25
- Módulo de bloqueio ICFS 25 Danfoss
- Módulo de válvula de retenção ICFC 25 Danfoss
- Módulo de filtro de amônia ICFF 25 Danfoss
- Módulo de válvula de bloqueio e retenção conjugada ICFN 25 Danfoss
- Módulo solenoide com operador manual integrado ICFE 25 Danfoss
- Módulo válvula modulante proporcional ICM 25 Danfoss
- Módulo de tampa cega ICFB 25 Danfoss
Montagem dos Blocos
Então, seguindo a explicação anterior. Os módulos citados anteriormente. São montados em corpos. Ou blocos de quatro ou seis portas. Como vemos na imagem:
O fluxo interno de amônia foi projetado pela engenharia Danfoss. Assim, possibilita menor perda de carga possível ao processo. Dessa forma, resulta em alta eficiência de processo. Então, eleva o fator de eficiência da instalação de refrigeração.
Então, na imagem vemos as 4 portas do bloco. Nomeadas através de M1, M2, M3 e M4.
Conexões Laterais
Então é possível ver as conexões laterais de 3/8”. Conexões que possibilitam a instalação de uma válvula agulha modelo SNV. Para dreno ou de um manômetro. Além de outro dispositivo. De acordo com a necessidade do projeto.
Então na parte inferior do filtro, vemos um plug. Usado para instalação de dispositivo de drenagem. Usual para drenagem de óleo. E sedimentos depositados no fundo da válvula. Através das melhores práticas de segurança e operação. Então indicadas pela engenharia responsável. Pelo sistema em questão.
Então, na segunda imagem. Vemos um bloco de 6 módulos. Assim este bloco poder ser usado na alimentação de liquido. Por exemplo, de um evaporador. Então, segue-se as funções:
M1 – Válvula de bloqueio
M2 – Filtro
M3 – Solenoide de alta capacidade operada por pistão
M4 – Operador manual ou outra função secundária
M5 – Válvula reguladora de expansão
M6 – Válvula de retenção e bloqueio conjugada
Então, o bloco de seis módulos é usado na injeção proporcional. E expansão eletrônica em separadores de liquido. Dessa forma, eleva a eficiência energética. Do processo a outro padrão. Por exemplo, na imagem:
Então, vemos as funções de filtro. Além do bloqueio e solenoide. Também no módulo M5. A função de válvula proporcional ICM. Com o atuador elétrico proporcional modelo ICAD. Dessa forma acoplado, executa o controle de maneira proporcional. Então continua de acordo com a necessidade do processo.
Quer saber mais sobre eficiência energética?
Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
Nossos cursos possuem profissionais experientes na área e um material de qualidade.
Clique AQUI para se cadastrar na nossa plataforma.
Estamos à disposição.
Um abraço!