Nosso assunto de hoje é o processo produtivo. Aonde a presença de válvulas na refrigeração. Do tipo ICF em aço convencional. Ou em aço inoxidável. Elevam o projeto, operação e manutenção. Dos sistemas de refrigeração destes processos a um nível excelente.
ICF Danfoss – Cervejarias e Bebidas
A completa linha de produtos em aço convencional. E aço inoxidável para cervejarias. E industriais de bebidas alcoólicas e não alcoólicas
Em todos os processos cervejeiros, o controle de temperatura é crucial. Assim garante a qualidade e a higiene. A Danfoss tem a experiência e o conhecimento. Para ser um parceiro competente. Dessa forma, fiel para a indústria de cervejas. Então, com a introdução dos blocos de válvulas ICF. Em aço inoxidável. Assim, temos todos os produtos que você precisa. Para um sistema de refrigeração feito inteiramente em aço inoxidável. Então, uma gama de produtos em aço inoxidável. Assim, permite o uso de refrigerantes de alta pressão. E baixo risco. Por exemplo, o CO2 e a amônia. Dessa forma uma linha de produção mais sustentável.
Então, neste diagrama. Vemos alguns dos processos críticos de cervejaria. Com produtos em aço inoxidável da linha Danfoss. Dessa forma , a sua produção se torna segura. Além de limpa e muito mais eficiente. Em termos de energia.
Água desoxigenada
A água desoxigenada é usada como meio de fermentação. E para fins de filtragem. Também é usada em processos como atenuação. Além de clarificação e lavagem de tanques. Então, o uso de água desoxigenada exige controle. Muito preciso da temperatura. Então o meio de refrigeração é normalmente amônia. Mas também CO2 ou salmoura de etanol.
Refrigeração de cerveja
Uma vez fermentada a cerveja deve ser mantida sob um regime rigoroso de temperatura, de forma a garantir a maturação e qualidade final do produto. A cerveja precisa ser resfriada rapidamente antes que seja deixada para maturação em garrafa ou tonel. O meio de refrigeração é normalmente amônia, CO2 ou etanol/água.
Fermentação
Uma fermentação precisa é a chave. Para obter o sabor e a graduação alcoólica. Que são desejados do produto. Por isso as rigorosas regulamentações de temperatura são essenciais. Então, o meio de refrigeração é em geral amônia. E também CO2 ou etanol/água.
Resfriamento de mosto
A qualidade da cerveja depende da distribuição. De forma precisa de fermento no mosto. Assim, para garantir a distribuição do fermento. O mosto fervido deve ser refrigerado. Muito rápido e com alta precisão. Então, o meio de refrigeração é em geral água com gelo. Ou amônia, ou também CO2.
Propagação de fermento
O controle de temperatura é vital. Então o fermento precisa ser propagado corretamente. Antes da fermentação. O meio de refrigeração é em geral amônia ou CO2.
ICF Danfoss | Pescados e Off Shore
No manuseio e processamento de peixe. A rápida refrigeração e altos níveis de higiene são essenciais. Ao mesmo tempo, a pesca tem lugar num ambiente difícil. Pois é tanto úmido, quanto altamente salino. Dessa forma, corrosivo. Então com a introdução do bloco de válvula ICF em aço inoxidável. A Danfoss oferece modernos e flexíveis componentes em aço inoxidável. Para a indústria da pesca. Assim, com o bloco de válvula ICF em aço inoxidável. E outros componentes em aço inoxidável para refrigeração. Então suas instalações podem tornar-se mais simples. Dessa forma, mais higiênicas e eficientes. Então independe da escala de produção. E da localização geográfica. Seja em alto mar ou na terra.
Neste diagrama, mostramos os produtos em aço inoxidável da Danfoss. Como podem ajudar os produtores de peixe fresco ou processado. Dessa forma oferecendo uma alta qualidade. Através de um controle de temperatura seguro. Além de confiável e preciso.
Temperaturas abaixo de +4 °C. Os peixes são colocados em tanques refrigerados de água do mar. Logo após serem pescados. Então, a forma de refrigeração é pelo gelo em flocos. Ou água do mar em baixas temperaturas.
Refrigeração Rápida
Faixa de temperatura de congelamento de -30 °C a -50 °C. Os produtos processados de peixe são congelados rapidamente. A uma temperatura muito baixa. Assim garante a qualidade e integridade. Durante o armazenamento e transporte. Então, o resfriamento é feito. Dessa forma, utilizando-se congeladores de placas.
Armazenamento com refrigeração a bordo
Faixa de temperatura abaixo de -30 °C. A temperatura de armazenamento de diferentes tipos de produtos varia muito. Então, deve sempre manter o frescor. Além da cor, textura e sabor do produto.
Pós-processamento
No pós-processamento, a oxidação dos produtos pode ser evitada. Pela embalagem ou pela aplicação de um jato de água.
Armazém frigorífico
Então diferentes produtos de peixes pedem diferentes temperaturas de armazenamento. Assim o objetivo final é sempre garantir a qualidade. Dessa forma, o frescor do produto acabado. Então, peixes com mais gordura ficam em temperaturas abaixo de -30 °C. Mas peixes como atum etc. são mantidos a temperaturas abaixo de -50 °C.
ICF Danfoss | Indústrias de lácteos
A indústria de laticínios depende da tecnologia. Que pode controlar temperaturas e garantir higiene. Dessa forma, em cada uma das etapas. Da conversão do leite fresco em produtos acabados. Assim, seja o produto final sorvete. Ou leite processado, creme de leite e iogurte. Mas alguns dos muitos outros derivados do leite. Então o controle preciso da temperatura é muito necessário. Assim, a gama de produto para refrigeração em aço inoxidável da Danfoss. Permite que os engenheiros desenvolvam sistemas de refrigeração confiáveis. Além de eficientes e ecologicamente corretos. Para a indústria global de laticínios.
Esta ilustração destaca alguns dos processos-chave no tratamento do leite. Assim os produtos da Danfoss podem garantir a fabricação. Então controlada de produtos finais. Com segurança e higiene.
Refrigeração de laticínios
Após a coleta, o leite cru precisa ser armazenado. A temperaturas entre + 4 °C e + 6 °C. Então, depois de ter sido filtrado e pasteurizado. O leite deve ser armazenado em condições estéreis. Dessa forma sob rigoroso controle da temperatura. Antes do pós-tratamento. Seja para UHT ou embalagem direta. Então, o meio de refrigeração é amônia. Ou também CO2 ou água com gelo.
Pasteurização
A pasteurização consiste em aquecer o leite e, em seguida, resfriá-lo para abaixo de + 4 °C. Assim mantém ativas as enzimas no leite. Então, água com gelo é usada para refrigeração. Com um trocador de calor de amônia ou CO2.
Fermentação, refrigeração e maturação
A fermentação por culturas de ácido láctico. E subsequente refrigeração e maturação. São processos-chave na produção do iogurte.
Armazém frigorífico
Após a embalagem, diversos tipos de laticínios exigem armazenamento. Em diferentes temperaturas. Então, desde armazenamento frio para leite pasteurizado. Até temperaturas muito baixas para sorvetes acabados. Então, os fluidos de resfriamento mais usados são a amônia ou o CO2.
Endurecimento
O sorvete acabado deve ser mantido a temperaturas muito baixas de congelamento. Assim, fixa a forma e consistência desejadas do sorvete. Então, o meio de refrigeração é em geral amônia ou CO2.
Congelamento
A mistura de sorvete é congelada sob agitação e adição de ar. Assim, ajuda a formar cristais de gelo. E aumentar o volume. Então, o congelamento é em temperaturas entre – 6 °C e – 9 °C.
Quer saber mais sobre processos produtivos?
Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira.
Nossos cursos possuem profissionais experientes na área e um material de qualidade.
Clique AQUI para se cadastrar na nossa plataforma.
Estamos à disposição.
Um abraço!