Bobinas Danfoss Automação

As bobinas Danfoss são da linha de automação industrial. As bobinas Danfoss tem características únicas. De projeto e construção que permite o trabalho em ambientes industriais. Que são agressivos. No controle de processo de automação industrial de utilidades. Por exemplo, ar comprimido, água, vapor, líquidos e gases.

Qual a função da bobina solenoide?

Essa bobina é um dispositivo elétrico que atua no funcionamento da válvula solenoide. Então, quando a bobina é energizada. A válvula solenoide irá abrir ou fechar. De acordo com o sinal elétrico. Então, através da bobina faz a imantação do embolo. Assim define a posição da válvula como aberta ou fechada. Então, permite ou não a passagem de fluido no processo.

O que é uma válvula solenoide?

Então, seguindo a linha de raciocínio acima. Sobre o funcionamento da bobina. A  válvula solenoide é  um registro eletromecânico. Onde através do sinal elétrico. Este registro é aberto ou fechado. Então, permite ou não a passagem de fluxo. De um determinado fluido como vapor. Ou amônia, água, ar comprimido e outros.

Quais as bobinas mais usuais da linha Danfoss Automação Industrial?

– Bobina TIPO BA

A bobina do tipo BA é a mais comum da linha de automação. Com abertura na parte superior. Então, pode ser usada em válvulas 3 vias. E em válvulas 2 vias também.

– Bobina TIPO BB

A bobina tipo BB possui maior resistência em relação a bobina tipo BA. No que diz respeito à aplicação em locais úmidos. Então, pode ser fechada na parte superior.

– Bobina TIPO BE

A bobina tipo BE é para aplicações em refrigeração. E aplicações com maior necessidade de proteção. Por exemplo, com conexão elétrica IP-67. Então, é uma bobina muito comum. Em válvulas solenoide usadas em amônia.

– Bobina TIPO BQ

A bobina tipo BQ é da cor preta. Foi especificamente projetada para aplicações em vapor. Conjunta a válvula modelo EV225.

Como selecionar a válvula solenoide correta?

Então, os dados são a base fundamental de toda seleção técnica. Então, para uma seleção o ideal é termos os dados de:

– Vazão: volume de fluído que passará pelo orifício da válvula (exemplo 2m³/h de água).

– Pressão: pressão do fluído em questão no local da instalação da válvula (exemplo 2kgf/cm² de pressão de água)

– Temperatura: temperatura do fluído em questão no local de instalação da válvula (exemplo 60 graus de temperatura)

Por exemplo, precisamos selecionar uma válvula solenoide para a vazão de 2m³/h de água. Com pressão de 2kgf/cm². E temperatura de 60 graus. Ou seja, água quente.

Então, essas informações vão definir:

– Tamanho do orifício necessário para passagem deste volume de água. Ou seja, a bitola da válvula.

– Classe de material de construção e resistência pela pressão.

– Tipo de vedação de acordo com o fluido e temperatura. No caso da água quente a vedação ideal é o EPDM.

Além destes dados de processo. É preciso saber qual é a tensão elétrica disponível. No local da aplicação, processo ou equipamento. Então, supondo que seja 220V. Precisamos colocar com a válvula uma bobina de 220V. Atendendo a aplicação de forma direta.

Então, resumindo dados relevantes:

– Bitola da válvula

– Fluído do processo

– Pressão/temperatura

– Voltagem

Uma Característica Importante das Bobinas Danfoss:

Então, uma característica importante das bobinas é que elas são intercambiáveis entre válvulas. Dessa forma, a bobina que serve para a válvula de água de ½”. Pode ser usada na válvula de ar de 2”. Então, são intercambiáveis e vendidas separadamente. Assim, reduz o custo de instalação e manutenção. Gerando simplificação de estoque e serviços.

Quer ter mais conhecimento sobre as Bobinas Danfoss? A Vaportec lançou o curso Especialista em Manutenção e Refrigeração Industrial, clique no link para conhecer:

ESPECIALISTA EM MANUTENÇÃO E REFRIGERAÇÃO INDUSTRIAL

Estamos à disposição!

Youtube | Instagram | Linkedin | Facebook | Blog