Nosso assunto de hoje são sistemas de vapor. Então, vamos dar soluções simples dentro de utilidades industriais. Referente a sistemas de vapor, amônia e água.
Então, vamos passar três dicas práticas para sistemas de vapor. O foco é o aumento da eficiência de troca térmica do sistema. E a diminuição da manutenção. Das válvulas de controle e equipamentos.
Dica 01 – Separador de umidade e bota de drenagem
Então, antes de equipamentos como trocadores de calor. Ou de estações de válvulas (redutora e de controle). É essencial a instalação do sistema com um separador de umidade e purgador. Que garante a qualificação do vapor. Antes do contato com os equipamentos de controle e transferência térmica. Então, protege os equipamentos contra golpes e choques térmicos. Assim, aumenta a produtividade e eficiência de transferência térmica. Através de um vapor mais seco no processo.
Dica 02 – Visor de fluxo
Na instalação de purgadores em sistemas de drenagem de equipamentos. É muito válido a instalação de visores de fluxo. Então, estes visores permitem a verificação. E inspeção visual do funcionamento dos purgadores. Assim, este funcionamento mostrará como está o processo de vapor. Assim, a drenagem é um termômetro do nosso sistema. Então, nos mostra indícios de como ele está.
Dica 03 – Vapor flash
No sistema de retorno de condensado (descarga dos purgadores). Normalmente é gerada grande quantidade de vapor flash. Ou seja, vapor em processo de evaporação. Então, este vapor pode ser usado para aquecer a água de processos. Com trocadores a placa. Assim, gera grande economia de combustível. E sustentabilidade aplicada ao processo.
Quer saber mais sobre Sistemas de Vapor? Se inscreva na nossa plataforma educacional:
Estamos à disposição!