Nosso assunto de hoje é o Purgador Termodinâmico. O MDT-421 é um purgador termodinâmico microfundido de Aço Inox ASTM A743 CA40. Projetado para remoção de condensado de tubulação de vapor saturado. Usamos o purgador em linhas de traceamento. Dessa forma serve para manter aquecida a tubulação. Por exemplo, tubulação de gordura vegetal ou gordura animal. Então, é fabricado integralmente em aço inoxidável. Banhado a níquel, totalmente reciclável. Assim, proporciona alto desempenho. Mesmo em aplicações sujeitas a severas condições de corrosão e erosão. Então, seu disco interno, é em aço inoxidável endurecido. Assim garante descarga intermitente com perfeita vedação.
Então, o método de descarga é intermitente em jato. Fechamento estanque entre cada descarga e a temperatura de descarga é próxima à do vapor saturado. Dessa forma, ele é compacto, simples, leve, robusto. Então, não tem necessidade de ajuste externo. Não afetado por golpes de aríete. Ou superaquecimento e vibração. Também é resistente a condensado corrosivo. Então, ele trabalha em qualquer posição. De preferência com o disco na horizontal. Possui somente uma parte móvel, o disco. Dessa forma funciona também como válvula de retenção. E opera em sistemas com pressão a montante mínima de 0,25 bar. E máxima de 42 bar e temperatura máxima de 450 ° C.
Instalação do Purgador Termodinâmico
Então, a descarga para a atmosfera pode atingir altos índices de ruído. Assim é recomendada a instalação de tubulação a jusante. Inclusive para retorno do condensado. Levando em conta que o mesmo trabalha com uma contrapressão de até 80%. Da pressão de trabalho. Então, se o mesmo for exposto a intempéries. Como chuva ou neve, o vapor flash contido na câmara vai condensar mais rápido que o esperado. Então, causa uma diminuição no tempo de ciclo do purgador.
Para esse caso existe a opção de CAPA protetora. Que, além do disco, também é fornecida avulsa. É fornecido com as conexões roscadas BSPT ou NPT. Além de flanges adaptadas conforme ANSI 150 e 300. Ou outras normas de flanges. Então, para o bom funcionamento do purgador é preciso fazer a instalação. Com os acessórios indicados no croquí de instalação. Este purgador termodinâmico não deve receber solda diretamente. Pois pode ocorrer empenamento da sede. Assim causaria vazamentos de vapor. Caso a aplicação do purgador seja para solda o modelo WDT-420 é o melhor. Então as informações sobre segurança e instalação. E também manutenção, você encontra instruções que acompanham o produto.
Funcionamento do Purgador Termodinâmico
Então, o purgador faz a descarga intermitente. Com perfeita vedação. Assim possui uma resposta imediata. Agindo com elevado desempenho em todos os ranges de pressão. Então, o purgador termodinâmico de vapor é uma válvula automática que drena o condensado. Dessa forma garante que o vapor útil seja mantido dentro das tubulações. Os purgadores são valorizados pelo seu tamanho compacto. E pela versatilidade sobre a larga faixa de pressão. Então, trata-se de um purgador confiável e robusto. Com aplicação bastante abrangente e capaz de suportar temperaturas elevadas. Além de resistir a diversas pressões.
Quer saber mais sobre o Purgador Termodinâmico?
A Vaportec disponibliza Cursos Gratuitos para você! Clique Aqui para conhecer!
Siga as nossas redes sociais!
Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog
Estamos à sua disposição!