Nosso assunto de hoje é custos de produção. Custo de produção e utilidades industriais. Os dados extraídos pelo Controlador EKE 400 podem ser transferidos. Para um sistema supervisório. Então temos clientes que é feito um levantamento. Em relação ao preço do produto. Por exemplo, o quilo do frango. Esse quilo de peito de frango, esse alimento, essa unidade alimentícia. É o que é produzido no final do processo. Então o objetivo geral do processo é produzir isso. Mas quais são as utilidades envolvidas? Qual é o custo em relação às utilidades? Para que eu possa produzir esse alimento?
Custos de Produção na Indústria
Então o primeiro passo é entender o processo. E entender quais são os aspectos envolvidos nesse processo. E quais são os custos. Então o custo por kcal de energia dispensado. Para que esse processo possa acontecer. Então a gente tem o custo do kW, a gente converte isso pra kcal. Assim temos um entendimento de qual é o custo. Para que o alimento seja produzido. A partir disso a gente faz um levantamento em termos de eficiência energética. E sustentabilidade industrial. Então vamos entender as utilidades industriais do cliente. De maneira profunda. Dessa forma analisamos, o sistema de vapor. O sistema de amônia e o sistema de água dessa planta específica.
Sistemas Industriais
Então, qual é o foco desse sistema? Nós da Vaportec desenvolvemos um dashboard. Como que isso funciona? No vapor nós temos duas possibilidades. De eficiência energética. E sustentabilidade. Quais são elas? Gastar menos combustível, e menos água. E também emitir menos gases de efeito estufa. Para a atmosfera. Na amônia nós podemos aplicar eficiência energética ao processo. Através do estudo de controles. Então como falamos antes das questões de trabalho proporcional. De perda de carga. De distribuição da própria amônia. Do retorno fazendo esse estudo nós conseguimos identificar pontos. De eficiência energética.
Sustentabilidade Industrial
Então o que é o levantamento em eficiência energética? E sustentabilidade industrial? Na prática nós observamos os sistemas de amônia, vapor e água. No sistema de amônia, nós identificamos pontos. Pontos de controle que podem ser otimizados. E através de projeto e otimização. Assim reduzimos o consumo de energia. Então aumentamos a performance da eficiência térmica. Do sistema. Assim aumenta a eficiência energética do sistema. No sistema de vapor o nosso foco está na redução dos pontos de vazamento. E também em sistemas de controle. E consumo de vapor. Então reduzimos o consumo de vapor. E otimizamos os controles. Assim reduzimos o consumo de água. E também a queima de combustível. Então temos a redução na emissão de gases. De efeito estufa. Daquela planta industrial.
Em sistemas de água desenvolvemos projetos de filtração industrial. E reúso. Então conseguimos aproveitar tanto a energia térmica de refrigeração. E aquecimento contidas naquela água, naquele líquido, naquele veículo transportador de energia quanto a própria água, através do seu reuso.
Quer saber mais sobre Custos de produção?
A Vaportec disponibiliza Cursos Gratuitos para você! Clique Aqui para conhecer!
Siga as nossas redes sociais!
Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog
Estamos à sua disposição!