Nosso assunto de hoje é a Válvula Solenoide Glicol. Do modelo EV220B da Danfoss. Então essa válvula solenoide é para glicol. Nós vamos falar aqui é das bitolas de uma e meia e 2 polegadas. Muito utilizada em tubulações em quadros de válvula.
Então ela vai controlar a passagem de glicol. Além disso, ela é muito utilizada em sistemas de refrigeração de tanques. Principalmente da indústria de bebidas. Em indústrias de suco, vinícola, cervejaria. Aonde nós temos que segmentar a liberação do glicol. Em tanques por fases e por etapas. Então conseguimos fazer isso com controle on/off. Com a válvula solenoide modelo EV220B Danfoss.
Então ela não é uma válvula de balanceamento. Como a válvula ABQM. A válvula ABQM pode ser utilizada tanto para fazer o balanceamento da linha de glicol. E de água, quanto também para fazer o controle. Então ela pode ser utilizada nas 2 funções. Tanto no modelo on/off como na válvula solenoide.
E também no modelo proporcional. Dependendo do atuador que vai ser aplicado. Na ABQM. Mas voltando aqui pra válvula EV220B Danfoss, Então vamos colocar o código no Reftools. Então nós chegamos no 032U7150. Essa válvula é de 2 polegadas. Parara aplicações em glicol on/off. Mas pra que é utilizado o glicol na indústria?
O que é uma Válvula Solenoide Glicol?
Então, o glicol é um fluido de refrigeração. Então ele é utilizado tanto em temperaturas negativas. E em baixas temperaturas. Até temperaturas mais elevadas. Normalmente ele é aplicado em sistemas de refrigeração secundária. O que que é isso? Por exemplo, em um frigorífico você tem a área de DOS. Aonde tem operadores trabalhando com a carne. E os evaporadores frigoríficos.
Então mantém-se o ambiente em uma temperatura controlada. Para a conservação da carne. Então conservação do processo nesses locais. Antigamente passava a amônia em algumas plantas. Ainda passa a amônia próximo aos operadores. Então é um risco. Uma periculosidade alta. Então o que é feito hoje? A gente tem uma central de geração de glicol. Aonde resfriamos esse glicol. Em trocadores de Placas com amônia. E bombeamos o glicol para o processo onde estão os operadores. Também em outros processos. Como por exemplo em laticínios.
Controle do Glicol
Então é muito comum o uso da refrigeração. Com sistema de refrigeração secundário. aonde nós refrigeramos o glicol e ao invés de mandar amônia para o processo, Então montamos um sistema de bombeamento. Fazendo a circulação do glicol e o controle do glicol. Que é muito simples também. Então o controle do glicol, como eu expliquei, é feito com válvulas solenoide, sensor de temperatura, controlador ou com uma válvula do tipo ABQM que vai fazer o balanceamento, mas também o controle da mesma forma.
Então tanto num sistema on off com sensor de temperatura do tipo PT 100, o outro tipo de sensor e um controlador ou um CLP. Mas também no processo modulante. Então no controle proporcional. Com um transmissor de temperatura com um CLP. Ou controlador. Então com a válvula ABQM montada. Como seu atuador proporcional. Na válvula EV220B para uso em glicol. A sua vedação é OEPDM. Que é a vedação indicada para esse tipo de aplicação. Como nas outras válvulas dentro da ferramenta RefTools.
Você precisa saber mais sobre a Válvula Solenoide para Glicol?
Siga as nossas redes sociais!
Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog
Estamos à sua disposição!