Skid Trocador de Calor

Nosso assunto de hoje é o Skid Trocador de Calor. O Skid de troca térmica, tem funcionamento proporcional. Tanto na parte de vapor quanto na parte de água modulante. Então funciona de acordo com a necessidade térmica real.

Então, temos aqui corpo quente e corpo frio. Qual é a tendência natural dos corpos da termodinâmica? O corpo quente está em agitação. A tendência natural é que ele ceda a sua caloria. Para o corpo frio. O que que isso quer dizer? A água Fria, vai absorver a caloria do vapor quente. Se tornando água quente na saída do trocador de calor. Então isso vale para todos os fluidos. Para todos os outros processos. No caso da amônia, por exemplo. Que é um fluido de refrigeração industrial. A amônia fria.

Então vai absorver a caloria da água quente. Fazendo a sua refrigeração. Ou seja, em um schiller a gente tem o mesmo processo. Só que acontecendo de maneira inversa.

Mas sempre vai ser o corpo quente que cede. A sua caloria pro corpo frio. Outro princípio, a mudança de fase. O vapor entra no trocador de calor como gás. Então ele muda de fase. Ele condensa enquanto cede a sua caloria. Aí pro corpo frio. Que é a água se tornando também mais parecido. Com esse corpo frio se tornando água. E sendo drenado pelo purgador.

Sistema Proporcional

Então vamos ver o sistema proporcional. Alimentação e drenagem. O que isso quer dizer? Então na entrada temos uma válvula proporcional. Uma válvula modulante. E na saída temos um purgador de boia. Que é um equipamento de funcionamento contínuo. E não intermitente. Isso torna o nosso sistema de vapor todo proporcional. Por mais que o purgador seja mecânico. Ele funciona de maneira contínua. E a válvula mecânica, mas eletropneumática. Funciona de maneira continua também. Então o sistema vai se adequar à real necessidade térmica. Ele vai modular. Ou seja, vai funcionar de maneira proporcional. E não de maneira contínua. Não com uma linha reta. Como é o caso do sistema liga e desliga. Do sistema onoff. Então, isso traz muitos benefícios. Tanto em termos de eficiência energética. Como em sustentabilidade.

Então em termos de qualidade do produto final. Seja leite, cerveja, seja um alimento. Produto químico ou um produto farmacêutico. Seja qual for o produto, tem estabilidade. No funcionamento, ela adiciona com certeza qualidade. Ao produto final. E eficiência termoenergética.

Controle Proporcional de Vapor

Então, o controle proporcional de vapor. Ele se dá através da válvula modulante. Da válvula proporcional. É esse funcionamento que vai fazer a injeção de vapor. Dentro do equipamento de maneira proporcional. Então a sede da válvula. Vai abrir e fechar. No sinal de 4 a 20 miliamperes. Zero a dez volts. De acordo com a real necessidade.

Já na água, Temos um skid. Em sistema duplo de bombeamento de água com inversor de frequência. Então, nesse caso, como que o sistema se torna proporcional? Temos transmissores de pressão. Transmissores de temperatura, inversores de frequência. Um quadro de comando e um sistema de bombeamento.

Então, tanto a parte do vapor através da válvula proporcional. Através dessa válvula de controle. Quanto a parte da água funciona de maneira modulante. Sem desperdícios de combustível. Sem desperdício de água e sem vazamentos. Então com a melhor eficiência termoenergética. Assim gerando a quantidade precisa de água. Na temperatura precisa.

Assim usamos somente as utilidades. Que são necessárias para aquele equipamento. Para aquele sistema. Para aquela linha, para aquele projeto. Isso faz toda a diferença. Então um projeto bem concebido. É um projeto com uma alta durabilidade. E também com uma alta eficiência.

Você precisa saber mais sobre Skid Trocador de Calor?

Siga as nossas redes sociais!

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog

Estamos à sua disposição!