Nosso assunto de hoje são os trocadores de Calor. Quais são os trocadores de calor posso utilizar. E de que forma posso aquecer essa água. Então em muitos frigoríficos. Em muitas instalações de alimentos e bebidas. Existe a injeção direta de vapor na água. Então grandes tanques, grandes reservatórios.
Assim se injeta vapor com o propósito. De maneira direta na água. Com o propósito de aquecer essa água. Água de higienização, água de esterilização. Diversas águas. Diversos tipos de águas que são utilizadas em diversos processos. Da indústria. Tipos de água. No sentido de diferentes temperaturas. Então, água 50°, água 70°, água 40°. Então como fazer isso? Injetando vapor direto na água.
Então esse processo faz com que a água que vai ser utilizada. Acabe se contaminando. Por quê? As tubulações de vapor. Então são construídas em aço carbono.
Assim, essas tubulações passam por uma oxidação natural. Ao longo dos anos e também manutenções. Então são tiradas válvulas e purgadores. E recolocadas. Então carépas de solda, limalhas. E pedaços de fita de teflon e outros contaminantes.
Então eles vão passar pela tubulação de vapor. E as menores partículas passarão pelas telas dos filtros y. Que tem uma malha de 0.8 mm. O que é bastante falando em nível microbiológico. Em nível de esterilização. Então, pra em termos de comparação. Estamos falando em 0.2 micra. Se falarmos em 0.8 mm.
Então isso é centenas de vezes mais que 0.2 micras. Que seria o nível microbiológico. Nível estéreo. Então se perde a esterilidade dessa água. Que vai pra higienização. Assim vai pra esterilização. Que vai pro processo. Então como podemos resolver esse problema? Utilizando a troca indireta. E não injetando diretamente o vapor na água.
Utilização dos Trocadores de Calor
Então como fazemos isso utilizando trocadores? A placa ou trocador. Casco e tubo. Quais desses trocadores são mais eficientes? O trocador de calor a Placas. Ou o casco e tubo? Então existem processos químicos. De alta pressão. Alta temperatura. Aonde o trocador casco e tubo pode ser a melhor opção.
Então falando em termos de mercado de alimentos. E bebidas. De maneira geral, o trocador a Placas. É uma opção muito superior por vários motivos. Primeiro porque ele é compacto. Então é o equipamento que gera 1 o volume de 20000 litros de água quente. Por hora. Assim é um equipamento compacto. Um equipamento muito eficiente. Com alto nível de controle.
Então a variação na saída da água ela é inferior a 1°. Ou seja, com a modulação dessa válvula. Da válvula de controle. Então se você setar. A água para sair a 50° ela vai variar entre no máximo 51 e 49. Assim ela fica estabilizada em 50°. Então é uma variação muito pequena.
Funcionamento de Trocadores de Calor
Então o trocador a placas. Permite também que a gente aumente esse trocador. Então a vazão de água quente da saída. Desse trocador é de 20 20 m³.
Então se o frigorífico ou o cliente em questão quiser aumentar o seu processo. Ou colocar mais uma linha em paralelo. Assim aumentamos o número de Placas. De acordo com o Barramento estrutural. Do trocador. Então isso vai fazer com que a gente produza maior quantidade. De água quente. Atendendo mais processos com o mesmo equipamento. Então não é necessário removermos. E trocarmos o equipamento inteiro. Apenas um aumento do trocador.
Então pode-se solucionar esse problema? É claro. Isso deve ser calculado. Então, todas as variáveis de vazão. Pressão e temperatura. Elas precisam ser consideradas para esse sistema. Porque a válvula de controle precisa comportar. A vazão de vapor. Que vai ser necessária para o processo. A válvula redutora de pressão. Dessa forma, o purgador que está na saída. Precisa dar conta de descarregar. O condensado que está sendo formado.
Então, dentro do trocador de calor. Tudo isso precisa ser calculado. Assim como a bomba. Precisa também poder descarregar. O volume de condensado. Então o volume de água. Que precisa para esse processo. Então no caso entrar com a água. Essa bomba está na entrada. Mas há que se dar conta do volume de água. Assim é necessário ser gerado no caso de uma ampliação. Do trocador de calor.
Aplicações do Trocador de Calor
Então esse trocador é um trocador Danfoss. Ele é um trocador de Placas desmontáveis. Então temos o trocador brasado. Nesse momento, os trocadores brasados da Danfoss. Eles são feitos para refrigeração industrial. E também para aquecimento. Então qual é a diferença? O trocador para refrigeração. Possui um distribuidor de fluido interno.
Então ele pode ser usado como evaporador. Ou condensador com gases refrigerantes. Em processos de refrigeração comercial. E refrigeração industrial. Que utiliza freon nos seus processos.
Então o trocador monofásico. É um trocador para líquido-liquido. Então ele é utilizado em que aplicação? Por exemplo, em aplicação de água-água. Aplicação de óleo-água. Então esse trocador é muito acoplado. Em schillers na indústria plástica. Aonde ele faz a troca entre água gelada. E a água da injetora do processo. Que é uma água quente pra manter essa temperatura controlada.
Quer saber mais sobre Trocadores de Calor?
Siga as nossas redes sociais!
Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog
Estamos à sua disposição!