Válvula Redutora de Pressão de Ação Direta

Nosso assunto de hoje. É a válvula redutora de pressão. Você vai conhecer suas especificações. Modo de instalação e manutenção. 

A Válvula Redutora de Ação Direta e sua Especificação 

A válvula redutora de pressão de ação direta é usada. De forma geral em aplicações. Para a redução de pressão. Em sistemas de vapor e ar comprimido. 

Então, a válvula de ação direta possui duas variáveis. Que devem ser consideradas. Dessa forma, a primeira é sua relativa baixa capacidade de vazão. Que é de no máximo 490 kilos de vapor por hora. Assim sendo usada em processos. Como de serpentina de pequenos tanques e reservatórios.  

Então, a segunda variável e não menos importante. É que neste modelo de válvula. Se houver variação da pressão de entrada, a pressão de saída irá variar também. Assim, ela pode não entregar com precisão. Como uma válvula pilotada. Ou como a válvula auto operada entrega por exemplo. 

Dessa forma, a especificação deste tipo de válvula. É indicada para processos industriais. Aonde o consumo de vapor é  baixo. Assim como o nível de exigência pela precisão. No controle de pressão.  

Como é feita a instalação da Válvula Redutora de Pressão  

Então podemos verificar no quadro de válvulas. A instalação da válvula redutora de pressão de ação direta. Assim deve ser feita usando válvulas de bloqueio. E com filtro tipo Y com tela em aço inox. Usada para proteção contra sujidades do sistema.  E também manômetros para ajuste de pressão local. Dessa forma a instalação ficará completa, podendo ter como opcionais: 

Separador de Umidade 

Em sistemas de vapor a qualificação no vapor antes de válvulas. Redutoras de pressão e de controle.  Então é feita utilizando um separador de umidade. Assim, um sistema de drenagem automática e mecânica acoplado. Então, feito através de purgador termodinâmico.  

By-pass 

Uma linha lateral com uma válvula de bloqueio. Por exemplo, tipo globo. Então pode ser montada para processos. Aonde não podem ocorrer paradas para manutenção e outros. Dessa forma em caso de falha da válvula redutora de pressão de ação direta. É usada a válvula globo do by-pass para continuidade de operação. 

Manutenção: Corretiva e Preventiva  

A manutenção da válvula redutora de pressão de ação direta. Então pode ser feita de forma preventiva.  Através da sua abertura e limpeza. E também, troca de juntas, fechamento e ajuste. Assim de maneira corretiva em caso de vazamento.  

Então, para manutenção corretiva é possível comprar. As peças internas como seu fole de forma separada. Assim, efetuar a substituição. Então, repetir o procedimento. Que foi mencionado antes. 

Dessa forma, devido ao relativo baixo custo. Para  aquisição da válvula redutora de pressão de ação direta. A manutenção deve ser avaliada. Pois normalmente a substituição se torna mais barata.  Mas também eficaz. Isso do ponto de vista de segurança. E também tempo e eficiência.  

Quer saber mais sobre as válvulas Danfoss?

Temos diversos Cursos da Vaportec que podem ajudar você a crescer na sua carreira. 

Nossos cursos possuem profissionais experientes na área e um material de qualidade. 

Clique AQUI para se cadastrar na nossa plataforma. 

Estamos à disposição. 

Um abraço!  

Youtube | Instagram | Linkedin | Facebook | Blog