Nosso assunto de hoje é a drenagem de trocadores de calor. A estação de drenagem desse equipamento é com um purgador. Mecânico de boia.
Então o purgador mecânico de boia.. Ele tem esse funcionamento contínuo. Ele não vai permitir que o equipamento alague. Então vai fazer uma drenagem contínua do equipamento. E essa drenagem contínua vai melhorar a eficiência. Energética do equipamento. E o próprio produto que está sendo processado ali dentro.
Componentes da Drenagem de Trocadores de Calor
Então na estação de drenagem temos válvulas esfera. De bloqueio. Temos válvulas esfera em aço inox. Então a vedação é em teflon reforçado. Temos filtro y, filtro y em aço carbono. Pode ser em aço inox também.
Então temos também o purgador mecânico. De boia. Temos purgador mecânico de boia. Com eliminador de vapor preso. Ou com eliminador de ar. Dependendo da função. E aí com o seu funcionamento contínuo junto com o visor retentor de fluxo. Que vai fazer a retenção do sentido oposto. Então permite a interligação desse purgador de boia. Na rede de retorno de condensado.
Qualificação de Vapor
Então vamos agora analisar a qualificação de vapor. Um separador de umidade serve exatamente para isso. Ele vai separar dentro dele com o seu design. Com o seu funcionamento o vapor e gás. E o vapor condensado vai direcionar para o processo. Somente o vapor e gás.
Então enquanto o vapor condensado é direcionado para baixo. Para o purgador mecânico de boia. Em caso de grandes aplicações. Ou para o purgador termodinâmico.
Como Funciona a Qualificação de Vapor
Então ele vai ser eliminado junto com o purgador. Mecânico de boia. Então temos que fazer a instalação. De uma válvula de retenção. Ou de um visor retentor de fluxo.
Por quê? Porque quando esse purgador está ligado na rede. De retorno de condensado, ele vai ter uma contrapressão. Agindo sobre ele. A própria contrapressão da rede de condensado. Então, você precisa ter essa retenção. Para garantir o funcionamento. Adequado do purgador. E a passagem do condensado somente em um fluxo.
Você precisa saber mais sobre Drenagem em Trocadores de Calor?
Siga as nossas redes sociais!
Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog
Estamos à sua disposição!