ICM Danfoss – Câmara de Maturação Frigorífico

Nosso assunto de hoje é a câmera de maturação frigorífico. Na Câmara de maturação temos os blocos ICF. Da Danfoss. Então, na linha de líquido e na linha de gás quente de injeção. Temos blocos ICF.

Então, quais são as vantagens? Segurança, eficiência e redução de custos. Tanto na instalação quanto na manutenção. Então por que segurança? Porque diminuímos muito os pontos de vazamento. Pela redução dos pontos de solda. Numa estação normal, teríamos 10,12 ou 14 pontos de solda.

Então aqui por linha temos apenas 2 pontos. Que são os pontos de solda desse bloco. Em específico, a eficiência pela menor perda de carga. Em função da construção do perfil de construção desse bloco.

Custos da Instalação

A redução de custos de instalação. Então como são só 2 soldas. É muito mais rápido e mais barato. Sabemos que um operador e não só um operador.

Deve ser qualificado. Um soldador qualificado. Alguém que saiba soldar. Sistemas com amônia. Que tenha certificação para fazer esse tipo de solda. Não é um profissional barato. Também não é um profissional fácil de se achar.

Então economizamos o tempo desse profissional. Direcionando o esforço dele apenas em 2 soldas. Então reduzindo tantos pontos de vazamento. Assim adicionamos segurança.

Quanto o custo da instalação. E o custo da manutenção também é reduzido. Por quê? Porque a válvula ela é fornecida em bloco. Então a manutenção é fácil. Basta fechar os bloqueios. Fazer o dreno parcial do bloco. Então substituir os módulos. Ou fazer a troca dos filtros vedações. Do reparo da válvula solenoide.

Então como você pode manter blocos? Os blocos ICF podem servir pra várias aplicações. Os reparos são os mesmos. Isso facilita muito. Então vamos supor, se você tem uma instalação frigorífica. Com 10 câmeras iguais. E você vai instalar 10 quadros novos. Se eles forem um padrão, você pode manter menos conjuntos. De reparos. Ou ter um custo menor de manutenção.

Então você consegue adotar padrões de maneira mais fácil. Do que com outras válvulas. Com as válvulas desmontadas no controle de degelo. Então temos a ICS nesse quadro. Por opção do nosso cliente. Mas também pode ser adotada a ICF. Que faz o controle por drenagem de líquido. Então ao invés do controle por pressão constante. Onde a gente ajusta a pressão do degelo.

Processo dentro do Evaporador

Então essa pressão é constante do início até o fim. Do processo de degelo. Quando o processo é por drenagem de líquido. A válvula tem uma boia. E tem um módulo com uma boia. Então essa boia só vai abrir. E liberar a passagem de líquido de amônia. Mediante a condensação dessa amônia. Assim fazendo a troca térmica lá com o gelo. Com o processo dentro do evaporador frigorífico.

Então o que isso quer dizer? Isso quer dizer que o processo vai acontecer mais rápido. Então vai ser mais econômico. Além disso, a gente retorna só líquido. Ou muito pouco gás para o nosso separador de líquido. Isso quer dizer que o compressor não precisará trabalhar. Para recomprimir gás em vão. Sem a necessidade real de refrigeração.

Então  temos uma economia de processo muito grande. Com a utilização da válvula icfd na sucção proporcional. Então, nessas câmaras de maturação. Nós falamos sobre as propriedades da carne. De maneira mais ampla. Antes citando documentos e citando essas propriedades. Então temos então a válvula ICM. Que é a válvula motorizada com o atuador proporcional.

Então com esse conjunto. Conseguimos o controle proporcional na sucção de amônia. Então nesse caso, no controle do degelo. E aos blocos ICF na injeção de líquido. E de gás quente. Assim temos um ótimo conjunto. Uma ótima solução em termos de custo benefício. Para aplicações de maturação de carcaça.

Quer saber mais sobre a Câmara de Maturação de Frigorífico?

Siga as nossas redes sociais!

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog

Estamos à sua disposição!