Detecção de Vazamento de Amônia

Nosso assunto de hoje é a detecção de vazamento de amônia.  Vamos falar dos sistemas de detecção de gases. Da Danfoss. A ideia é mostrarmos na prática. Como funciona um sistema de detecção completo. Com utilização de alguns dos equipamentos. Que fazem parte desse sistema. Entre eles, temos a unidade de detecção. De controle. De detecção da Danfoss. Então alguns dos modelos dos detectores. Assim temos o detector da linha GDU.

Modelos de Detectores

Então temos o modelo basic. O modelo premium. E o modelo premium flex. Que traz display integrado. Além disso, temos a ferramenta “service to”. Que serve para fazer as configurações principais. E também a calibração dos detectores. Para aplicação. Então temos um Painel de inox. Que atende normas regulamentadoras. NR 10 e NR 12. Então ele possui uma porta. Com um visor frontal em policarbonato. Assim não é necessário abertura. Pra visualização dos principais parâmetros. Do detector da central de controle. Um botão de emergência. Uma chave interruptor on/off. Pra ligar e desligar o equipamento. E um botão de reset. Em caso de parada de emergência. Então o painel ainda conta. Com uma torre luminosa. Com 3 níveis de cores. E um alarme sonoro.

Então os detectores usados aqui. Nessa aplicação. São 3 variações. O modelo básico. O modelo premium. E o modelo premium com display. Que se chama premium flex. Então o modelo básico é um modelo de entrada. Para aplicações que não exigem tantos recursos.

Então o modelo básico apresenta. Possui 3 relés acoplados da sua placa. Que permitem utilização de sinalização. No local da detecção.

Então o modelo flex. Conta também com um display. Que permite a visualização. Da concentração de gás no local. Além da configuração. E calibração do detector. Ainda no local da aplicação. Então para configuração do detector basic. E do modelo premium que não possui display. Então é preciso usar a ferramenta service tool. Que possui um display integrado. Assim pode ser acoplada. À placa interna. Então com ela se faz a configuração. Dos parâmetros de detecção.

Configuração de Detectores

Então além da calibração dos detectores. A configuração básica de cada  detector. Conta com a célula de detecção. Que vem protegida com uma capa. Que pode ser removida. Quando posto em funcionamento. Então além das entradas e saídas. Para os cabos de comunicação e alimentação. Cada um dos detectores pode trabalhar. Com até 2 cabeças censoras. Para 2 diferentes tipos de gases. Ou até mesmo 2 diferentes ranges de detecção. Além da cabeça censora.

Então é possível adicionar um acessório. Que se trata de um emissor sonoro. E visual que fica acoplado. Para visualização de detecção. De algum gás no processo de forma local. Então nessa configuração estamos propondo.

O sistema de detecção está sendo montado. Para uma comunicação via mode buzz RS485. Então a alimentação e o cabo de comunicação. É feita por um único cabo. Um cabo blindado. E ela é feita através de uma ligação. Em paralelo entre os detectores no último detector. Então quando uma configuração. Com mais de um detector é realizada. É necessário a instalação de um resistor. No último detector.

Então para evitar perda de sinal. Durante a comunicação. Nós vamos começar fazendo a acoplamento. Da ferramenta. De serviço no detector basic.

Quer saber mais sobre Detecção de Vazamento de Amônia?

Siga as nossas redes sociais!

Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog

Estamos à sua disposição!