Nosso assunto de hoje é Sistema de Vapor Industrial. Então um sistema de vapor industrial é um sistema com uma Caldeira. Uma Caldeira é um equipamento aonde a água se transforma em vapor.
Então impregnada de energia de caloria. Ela muda de fase. Assim se transforma em vapor saturado. Nesse processo existe também o vapor super aquecido. Que é o vapor gerado nas usinas. De cana de açúcar, por exemplo. Para geração de energia elétrica em turbinas. Então este é o vapor saturado. É o vapor de processos industriais. Como por exemplo de frigoríficos. Indústria de bebidas. Indústria química, farmacêutica e diversas.
Então essas indústrias a vaportec atende desde 1995. Com produtos e projetos. E também equipamentos como esse. Para controle de sistemas de vapor. Então, o que é o processo de sistema de vapor voltando?
Processo do Sistema de Vapor Industrial
Então existe uma Caldeira. Essa Caldeira, tem uma entrada de água. E uma entrada de energia. Na forma de energia combustível. Então, por exemplo, com lenha, com gás, com óleo. Vamos fazer a queima de um combustível. Então os gases da queima desse combustível. Vão ceder a sua energia. Então ceder a sua caloria. Para a água.
Então a partir dessa transfusão energética. Vamos ter a evaporação constante. A uma pressão controlada dessa água. Assim resulta na saída de vapor. Na descarga de vapor da Caldeira. O vapor sai da Caldeira. Então é direcionado para um coletor distribuidor. Que é uma espécie de pulmão. Um pulmão com uma grande área. Um grande volume. Aonde ele é tratado. Então existe um sistema de puro. De condensado, na parte inferior. Um coletor.
Então na parte de baixo temos o purgador. E na parte de cima um eliminador. Termostático. Fazendo a qualificação desse vapor. Antes que ele seja direcionado. Para os diferentes setores da indústria. Então Caldeira, coletor e distribuidor. Depois do coletor distribuidor. Assm temos a parte de controle do vapor. Antes ainda de entrar nos equipamentos.
Estações Redutoras de Pressão
Então vamos ter estações redutoras de pressão. Que usam válvulas. Que é uma válvula redutora de pressão. Autooperada. Ou válvulas diretamente operadas. Com a função de redutora de pressão, Assim reduz a pressão do vapor. E controlamos também a sua temperatura. O vapor, ele é um gás. Térmico.
Então, quanto mais alta a pressão, como na amônia. por exemplo, no caso da refrigeração. o vapor segue a mesma regra. Assim quanto mais alta é a pressão. Mais alta também é a temperatura. Quanto mais baixa é a pressão. Mais baixa é a temperatura. Então, por exemplo, nesse equipamento. Temos uma válvula redutora. De pressão.
Então a pressão da Caldeira. Vai ser de 89 bar. Assim vai resultar em uma alta temperatura, 180, 185, 178°. E precisamos aquecer água aí a 50°. Então como a gente vai fazer isso com o vapor?
Um diferencial com um Delta de temperatura. Tão grande é muito ruim. Então perde-se muito em termos de controle. Assim a função da válvula redutora. É aproximar a temperatura.
Com a temperatura que vamos utilizar. Para aquecer essa água. E ter um Delta mais baixo. Para ter uma maior eficiência. De troca térmica. Dessa forma para outros processos também. Então, por exemplo, dentro de frigoríficos. Temos as graxarias. Que são os setores aonde é preparada. E diversos outros substratos. Do processo do frigorífico. Para produção de ração.
Quer saber mais sobre Sistemas de Vapor Industrial?
Siga as nossas redes sociais!
Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog
Estamos à sua disposição!