Nosso assunto de hoje é a Válvula Redutora de Pressão. Que é a válvula redutora de pressão auto operada. Então trabalhamos com a válvula auto operada. Com a válvula operada por piloto. E com a válvula de ação direta.
Então qual é a diferença? A válvula operada por piloto é parecida com a válvula de controle. Ela é uma válvula Globo com atuador pneumático. Mas ao invés do posicionador eletropneumático. Ela tem um piloto. E ela faz também o controle. Através desse piloto. Com uma tomada de pressão externa. Então é uma válvula que funciona muito bem.
Então uma tomada de pressão. Pressão posterior. Que faz o quê? Faz o equilíbrio da pressão e faz o ajuste. Então, se eu variar a pressão de entrada lá da pressão de saída. da minha caldeira. E a pressão de entrada dessa válvula. Então digamos que de 8 kg eu entre com 7kg. Ou entre com 9kg. A pressão de saída dessa válvula redutora. Ela permanece estável. Assim permanece igual a pressão regulada.
Funcionamento da Válvula Redutora de Pressão
Então, se a pressão regulada dela foi 4. Eu vario a pressão de entrada. Não irá ocorrer uma variação na pressão de saída. Assim ela ficará constante. Tal como a vazão requerida pelo processo. Então a válvula de ação direta. Ela serve para aplicações menores. Com vazão menor. Então ela é fabricada de 63 quartos e 1 in.
Assim ela possui uma vazão máxima no seu melhor processo. De cerca de 490 kg de vapor por hora. Que é uma quantidade pequena. Relativamente pequena de vapor. Para grandes processos. Então ela é usada em pequenos processos. E ela tem um problema que é o seguinte. Que não é essa válvula que é de ação direta. Ela tem um problema que ela varia a pressão de saída. Então se tiver uma variação na pressão de entrada. Se você variar. A pressão de entrada da válvula de 8 para 6 bar. Por algum motivo.
Aplicação da Válvula
Então ela vai variar de maneira indefinida. E não constante. Ou seja, variável a pressão de saída. Assim faz com que ela não seja confiável. Para processos como esse. Que depois dela vão ter uma válvula de controle. Então, uma série de requisitos para gerar de maneira precisa. Água quente ou qualquer outra troca térmica no equipamento.
Então para equipamentos de maior vazão. E maior precisão. A válvula auto operada. Ou a válvula operada por piloto. Para processos menores. Tipo uma serpentina. E um tanque de gordura que não pode solidificar. Então podemos usar essa válvula. Não vai ter tanta precisão. Ela vai estar antes de uma válvula solenoide onoff. Ou de uma válvula angular pneumática. Assim podemos usar a válvula de ação direta. Nesses casos.
Quer saber mais sobre Válvulas Redutoras?
Siga as nossas redes sociais!
Youtube | Instagram | LinkedIn | Facebook | Blog
Estamos à sua disposição!